últimas publicações

Blog

Mitos vs Verdades sobre Juntas não metálicas

Mitos vs Verdades sobre Juntas não metálicas
Produto essencial para promover vedação em equipamentos e maquinários, as juntas não metálicas se apresentam no mercado como uma excelente opção para se aplicar em componentes que necessitam de vedação, podem ser fabricadas em materiais como: papelão hidráulico, velumoide, produtos em teflon e grafite, borracha e entre outros. Cada material terá a sua composição e seus limites de aplicação, fatores como fluido, pH, temperatura e pressão do processo são determinantes para especificação da junta correta, somado as boas práticas de aplicação, determina a durabilidade da vedação.

Algumas pessoas que não conhecem muito sobre as juntas não metálicas, acabam comprando muitas das vezes juntas inapropriadas para as condições de trabalho, abaixo listaremos algumas verdades e mentiras sobre as juntas não metálicas.




1 – Juntas em papelão hidráulico grafitado tem maior resistência a temperatura.
MENTIRA: O papel do grafite nas juntas é facilitar a desmontagem, serve como um anti-aderente.

2 – Juntas em teflon (PTFE) tem maior resistência química.
VERDADE: Sim, juntas em teflon tem como característica elevada resistência química, consegue trabalhar com vários tipos de fluidos, dos mais ácidos a os mais alcalinos, trabalha com com fluidos com pH de 0 a 14

3 – Juntas em papelão hidráulico verde é melhor.
MENTIRA: A cor do papelão não influi nas suas condições de trabalho, o que deve se levar em conta são as condições que a junta será submetida.

4 – O material da junta deverá ser mais macio que o material do flange.
VERDADE: A junta terá que ter uma dureza menor do que a do material do flange, pois ao se aplicar o torque nos parafusos, a junta preenchera as imperfeições da parte plana do flange.

5 – Juntas podem ter emenda.
VERDADE: Quando se trabalha com juntas com diâmetros enormes, pode se utilizar emenda, conhecida como “emenda cauda de andorinha”, um fator que deve ser levar em conta é que essa emenda tem que ser bem feita, respeitando a sua tolerância e o corte limpo.

6 – Todas as juntas são normatizadas.
MENTIRA – Existem juntas que são normatizadas, sendo em normas como ASME, DIN, BS e entre outras, mas dependendo do equipamento, a junta poderá ser fora de norma.

7 – Posso utilizar uma junta cortada em flange face plana, sem ressalto.
VERDADE: Pode, mas a junta deverá ser confeccionada com a furação dos estojos.

8 – Juntas em velumoide é melhor do que as juntas em papelão hidráulico.
MENTIRA – As juntas em velumoide atendem quando se trabalha com condições muito simples, baixa pressão, temperatura e fluido não agressivo.

9 – Existem juntas para isolamento elétrico.
VERADADE – Existem juntas que são fornecidas com conjuntos, com arruelas e luvas, sendo ideal para se trabalhar quando necessita de isolamento elétrico.

10 – Pode-se reutilizar uma junta.
MENTIRA – Ao abrir um equipamento e extrair a junta, ela não poderá ser mais utilizada.


Marcellus L Pereira
Analista Técnico Comercial - ANCCO Vedações