últimas publicações

Blog

Gaxetas para vedação: para que servem e sua importância

Gaxetas para vedação: para que servem e sua importância
Um ponto chave dentro de uma indústria é promover em alguns componentes um sistema de vedação, tendo como objetivo antecipar ou corrigir transtornos, sendo eles: danos ambientais, danos estruturais e acidentes. Um sistema de vedação é utilizado para impedir a passagem de maneira estática ou dinâmica de líquidos, gases ou partículas solidas de um meio para ou outro.

Para implementar um sistema de vedação, um dos materiais utilizados é gaxeta, que tem como finalidade promover uma vedação em um eixo rotativo ou alternativo, que consiste na compressão da gaxeta entre o eixo, a sobre posta e uma caixa, sendo ela conhecida como caixa de vedação (caixa de gaxeta).


Gaxetas para vedação: para que servem e sua importância


A gaxeta é construída por fios entrelaçados, podendo ser diversos tipos de fibras (sintéticas ou vegetais), dando um aspecto de cordão, a construção é feita formato quadrado, na seção quadrada ela melhor se conforma, promovendo maior conformação, flexibilidade e resiliência. O material é utilizado em formato de anéis, sendo envolvida entre os eixos e hastes.

Abaixo alguns tipos de fibras utilizadas para a fabricação da gaxeta:
  • Fibra de kevlar (Aramida);
  • Fibra de teflon (PTFE);
  • Fibra fenólica;
  • Fibra acrílica;
  • Fibra de carbono;
  • Fibra de grafite.


A gaxeta vedação se destaca no mercado, pois apresenta um baixo custo, fácil disponibilidade e instalação em comparação ao selo mecânico. Consegue trabalhar com diversos fluidos, algumas fibras suportam uma escala de pH em fluidos de 0 a 14.

A escolha da gaxeta é baseada nas condições de trabalho que ela será submetida, sendo que estas condições podem variar entre: temperatura, pressão, local, tipo de fluido, pH e entre outros. Após a especificação da gaxeta, outro fator que deve ser levado em consideração são as boas práticas de engaxetamento, que envolve o corte da gaxeta para a formação do anel, o alinhamento do eixo onde os anéis serão aplicados, quantidades de anéis, bitola correta, aperto e entre outros fatores.


Gaxetas para vedação: para que servem e sua importância


Dessa forma, a especificação da gaxeta e a maneira que ela será aplicada vai determinar o sucesso operacional do mecanismo, sendo de todo o conjunto do sistema de vedação.




Marcellus Lopes Pereira - Engenheiro Mecânico