Quem trabalha com manutenção industrial ou projetos de vedação já enfrentou esse problema: juntas de papelão hidráulico que vazam após algumas semanas de operação. Isso geralmente acontece quando o sistema está sujeito a altas temperaturas ou ciclagem térmica constante. Nessas situações, o papelão acaba sofrendo vitrificação, um processo que o deixa rígido, quebradiço e incapaz de manter a vedação.
A solução: Graflex TEADIT — composto por grafite flexível que suporta as aplicações onde papelão hidráulico não consegue.
Uma vedação confiável mesmo sob temperatura elevadaGraflex® é um material à base de grafite flexível, desenvolvido justamente para aplicações onde a vedação precisa resistir a variações térmicas severas, pressões instáveis e fluidos agressivos.
Ele não vitrifica, não perde elasticidade e continua vedando com eficiência mesmo após vários ciclos térmicos.
Seja em flanges metálicos, superfícies irregulares ou equipamentos que operam com vapor, hidrocarbonetos ou fluidos térmicos, o Graflex® garante desempenho.
Tipos e Aplicações recomendadas
Variante | Descrição | Aplicações Ideais |
---|---|---|
TJB | Grafite flexível puro | Flanges frágeis ou irregulares, visores de nível, flanges revestidos |
TJE | Grafite com lâmina perfurada de inox 316 | Fluidos térmicos de baixa viscosidade, flanges em petroquímica e termoelétricas |
TJR | Grafite com lâmina lisa estrutural de inox 316 | Bombas e equipamentos que exigem juntas de baixa espessura e baixa pressão de aperto; tubulações de gases de escape |
- ✔ Sistemas com vapor ou gases quentes
- ✔ Equipamentos sujeitos a liga/desliga frequente (ciclagem térmica)
- ✔ Flanges com acabamento irregular ou de baixa rigidez


Ao adotar Graflex®, você reduz paradas de manutenção, evita retrabalho e aumenta a segurança da operação. Ele é uma alternativa moderna, eficiente e duradoura para quem já cansou de trocar junta com frequência.
Problema com vedação? A ANCCO tem a solução.
Além de oferecer o Graflex® – o material ideal para aplicações onde o papelão hidráulico não resiste à ciclagem térmica, como é um material de maior dificuldade de corte, a ANCCO também fornece as juntas já cortadas, prontas para aplicação.
Fale com nossos especialistas e descubra como reduzir paradas, aumentar a vida útil das suas juntas e garantir mais eficiência para sua operação.
Inserir Comentário